sexta-feira, 29 de abril de 2016

Capitão América - Guerra Civil

*NÃO CONTÉM SPOILERS*

Poster Oficial Capitão América - Guerra Civil
Ontem foi dia de ida ao cinema para ver o Capitão América: Guerra Civil, da Marvel. Eu sei que este tipo de filme à partida não teria nada a ver comigo, mas por algum motivo estranho tenho adorado cada um deles.

Antes demais começo por dizer que saí do cinema traumatizada. Claro que eu já sabia pelo menos parte da história e quando se fala em guerra civil fica-se com a ideia geral da coisa. Pois nada disto me preparou para o que vi. Uma coisa era saber que iriam lutar entre eles, outra foi ver a dimensão a que a luta chegou. Mas ora então vamos lá dividir isto por partes sem revelar nenhum detalhe da história:

Bilhete de Cinema
Bilhete do Filme
Argumento: Acho que a Marvel estava com vontade de fazer algo grandioso, mas na minha opinião falhou redondamente e este deve ser o argumento mais fraco até agora. Tem grandes inconsistências, tem reações absurdas, tem vilões que até nos esquecemos deles durante metade da história e acima de tudo, tem personagens a mais. Quiseram incluir toda a gente para tentar agradar gregos e troianos e alguns caiem ali de paraquedas sem motivação alguma.

Diálogo: Extremamente bem escrito. É sem dúvida um dos pontos fortes do filme. Pode não ter a genialidade de Joss Whedon como nos Vingadores mas anda muito perto disso.

Realização: Para mim não foi das melhores. Eu sei que sou muito chata com realizadores, mas os irmãos Russo sempre me pareceram competentes na ideia mas desleixados na execução.

Personagens e interpretações: Como já referi há ali gente a mais e numa tentativa de incluir tudo muitas das personagens são esquecidas em prol de outras. Nunca fui fã do Steve Rogers e do seu Captain America, mas acredito que parte da culpa seja do ator, acho que o Chris Evans apesar de ter o corpinho ideal para a personagem, não tem jeitinho nenhum para a representação, que até aqui não tem sido problemático, mas desta vez não soube dar a profundidade necessária à atuação. Ao contrario dele, para mim este filme fez o Robert Downey Jr. merecer cada milhão que ganhou na Marvel até agora apesar de vermos o Iron Man tomar posições estranhas e mais uma vez, reagir da pior forma possível quando é confrontado com os problemas. Nada de novo. Depois temos um Winter Soldier e uma Black Widow iguais a si mesmos, apesar da dualidade das personagens, o que não é de todo mau; acredito que o Sebastian Stan poderia ter sido melhor aproveitado porque tem capacidade para isso. Vou incluir o Falcon e o War Machine no mesmo saco, porque são duas personagens que andam ali por ver os melhores amigos andarem também e... tirando uma ou outra cena não passa muito disto. Temos depois o Vision e a Scarlet Witch que já conhecíamos dos Vingadores e apesar da Wanda ter alguma relevância nos acontecimentos do filme, foram passados para segundo plano, sem grande desenvolvimento de nenhum dos dois. As novas chegadas foram o Black Panther e o Spider Man, ambos com boas introduções, embora o último tenha tido muito pouco tempo de ecrã (que no entanto chegou para convencer). Quem não convenceu em nada foi o Hawkeye e o Ant-Man; eu adoro os dois senhores, mas parece que os meteram na história à pressão para cumprir contratos e não há uma razão plausível para nenhum dos dois estar ali. E quem é que me falta? Ah, é verdade, o Zemo, o vilão da história... mas de quem rapidamente esquecemos. Para mim foi de todos os vilões da Marvel até ao momento o mais fraco de todos, com uma motivação muito dúbia, sem grande convicção, uma grande falta de desenvolvimento e uma das grandes falhas no argumento.

Posto tudo isto (e devo-me ter esquecido de metade), sei que pode parecer estranho mas... até gostei do filme. Não é de todo dos meus favoritos mas parece ter vindo mudar tudo dentro do grupo mais uma vez.

Conclusão: Não sei... continuo meia em choque e traumatizada. Vou fazer compras que pode ser que passe!

Já viram o filme? O que é que acharam?

11 comentários:

  1. Quero ver se para a semana vou ao cinema ver este filme, estou muito curiosa! :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de tudo acho que vale bem a pena :)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Parece ser um ótimo filme ! :)
    Passa lá no Blog 💕

    Tathy Barbosa

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Começas precisamente por ilustrar o que eu penso de ti. O que é que um filme pipoqueiro desse género atrai numa mulher extremamente culta e inteligente como tu! Mas eu já fui percebendo que isso é transversal e atrai agora até as mulheres, que antes eram pouco dadas a filmes desse género.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que a cultura e inteligência neste caso serviu para ver além da pipoca. E há muuuito mais do que isso nestes filmes.

      Eliminar
  4. Agora fiquei com medo, ficaste traumatizada...ai o que vem aí...
    Estou com pena do spider man nao aparecer tanto, oh...e a scarlett witch...gostava também que tivesse mais tempo de antena, ja estou triste xD
    Nao gosto nada do Ant Man, achei o filme dele tao...blegh...por mim nao aparecia mais em lado nenhum lolol
    Acredito que rapidamente se esquece o vilão...

    À partida vou ver o filme amanhã...estou com meedoooooo #teamironman

    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era para deixar ninguem com medo. A Scarlet até aparece um pouco mais que outras personagens, mas achei que estava pouco desenvolvida, talvez por falta de tempo.
      Depois diz-me o que achaste. =)

      Beijinho.

      Eliminar
  5. Quero muito ir ver :D
    Beijinho ♡
    http://www.style2beauty.com/

    ResponderEliminar
  6. Ando tão empolgada só com os trailers deste filme, agora fiquei com receio de me desiludir com o filme :( Mas eu gosto do Universo Marvel, mesmo das bandas desenhadas, talvez não aconteça.
    Gostei da tua análise e da tua partilha, está muito completa :)
    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada. Eu pelos comentarios que fui lendo ao longo da semana estava à espera de um bocadinho mais. Mas no geral o filme até é interessante.
    Beijinho.

    ResponderEliminar