quarta-feira, 27 de abril de 2016

Mel - Um superalimento

Mel de rosmaninho, mistura de flores e urze
Mel Serra de Portel, Mel Granja San Francisco, Mel Serra do Caramulo
Uma das coisas que nunca pode cá faltar em casa é mel. Nos últimos tempos substitui quase todo o açúcar refinado por outros ingredientes, que apesar de serem tão doces e calóricos como o açúcar são ricos em vários nutrientes que este não tem. Um desses substitutos foi o mel.

O mel é dos alimentos com utilização mais antiga do mundo. Apesar de não haver uma data concreta para o inicio do seu uso, existem registos arqueológicos da existência de abelhas idênticas às atuais há mais de 40 milhões de anos e gravuras rupestres do mesolítico com 8000 anos da colheita de mel. Já os registos históricos da sua utilização começam com sumérios logo em 3000 a.C. na antiga Mesopotâmia, tendo estado quase sempre presente ao longo da história depois disso. Fim da aula de arqueologia.

Ora o que é que torna o mel num alimento tão importante e apreciado? Para começar é naturalmente doce, mas além disso é bastante rico em cálcio, ferro, potássio, fósforo, zinco, magnésio, vitaminas A, B,C e E, é um antibiótico natural, com propriedades anti-oxidantes, anti-sépticas, anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, expetorantes e calmantes. Já chega, certo? Resumindo: desde que não tenham diabetes, isto deve fazer bem a tudo.

Existem vários tipos de mel e derivados, feitos à base de plantas e flores. Os meus favoritos são os da Apimel, mas esses ficam para outro dia. Neste momento tenho cá em casa três tipo diferentes:

Mel da Serra do Caramulo: destes três é o meu favorito porque é feito principalmente à base de urze, que o torna mais forte, menos doce, com uma espessura mais consistente. É perfeito para adoçar o chá. Por norma o aspeto é mais escuro do que outros meles (ou méis!) florais. Compra-se em supermercados, frutarias, até já o tenho visto em farmácias. 1Kg anda por volta dos 6-7€

Mel da Serra de Portel: É um mel alentejano, de rosmaninho, mais doce, um pouco menos forte e menos consistente do que o de urze. Para mim é o ideal para adoçar os sumos e batidos porque mesmo em líquidos frios desfaz-se com muita facilidade. Vende-se em supermercados, e existe uma grande variedade de formatos até mesmo com o casulo da abelha dentro. Este simples existe em frascos de 270, 480 e 985grs. O preço do de 985grs. ronda os 7€.

Mel Granja San Francisco: É um mel espanhol, de uma mistura de flores, embora não especifique quais. É extremamente doce e liquido. E capaz de ser o mel com mais publicidade no mercado no entanto não me seduz muito, é bom para barrar no pão. Vende-se em quase todos os supermercados tem vários formatos. O de 1kg varia entre os 7-10€ dependendo do sítio.

39 comentários:

  1. Adoro mel, felizmente foi algo que nunca comprei pois tenho um tio que faz produção de mel! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Adoooro mel. Segui c:

    xo, mrsokapi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito mel mas como quero tornar-me vegan, parece que vou ter de o colocar de lado!
    Segui :)
    Beijinhos!
    Sparkling Bronze

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode querer tudo... são escolhas que temos de fazer =)
      Obrigada.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Tenho sempre cá em casa!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Não percebo nada de mel e adoro publicação bastante interessante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem vier aqui ler isto até pensa que eu percebo. eheheheh
      Obrigada.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Adoroo mel! Amei o post

    Um super beijo

    http://ladorosadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de mel, acho-o um óptimo substituto para o açucar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/2016/04/special-collection-parfois-tribu.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, tem muito mais nutrientes que açucar refinado.
      Beijinho

      Eliminar
  8. Muito obrigado, querida. É exatamente assim que eu penso!!!
    Sei bem que é um alimento super benéfico e fiquei com um melhor conhecimento depois de ler o teu post mas, mesmo assim, não consigo gostar de mel... Nem do cheiro :(

    NEW REVIEW POST | Novex: Brazilian Keratin - Ultra-deep Treatment.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que é possível não gostar? Não digo que se coma à colher, mas acho que misturado em alguns alimentos (bebidas, iogurte natural, etc) nem se nota muito o sabor. Mas gostos não se discutem! ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Adoro mel e como já nem compro açúcar cá para casa, por norma quando quero adoçar alguma coisa utilizo o mel ;)
    Beijinhos*

    http://dearlipstickblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Sem duvida, o mel é um excelente substituto para o açúcar. :)
    Vem conhecer o meu Blog 💕

    Tathy Barbosa

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Não gosto muito

    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook
    Temos Post novos

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente não sou grande apreciadora de mel. :(
    Xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Tenho pena mas odeio mel. Ao que parece até em feridas resulta. Já me contaram que certa pessoa estava muito mal de uma perna (erizipela?) e que nada resultava e que com mel melhorou. Também que já ouvi falar num mel muito apreciado que é feito à base da flor medronheiro. Dizer ainda que para haver mel é preciso haver abelhas, que como se sabe estão a morrer graças à generalização do uso dos pesticidas/herbicidas e agora na Europa graças à introdução da vespa asiática. Obrigado globalização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembras-te quando a minha avó andou com a erizipela? Também lhe aconselharam isso, mas ela ignorou a ideia... como sempre.
      Mel de flor de medronheiro nunca ouvi falar mas se encontrares isso avisa ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  14. Belo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  15. Gosto de mel, mas por acaso não costumo comer muitas vezes! Gostei do post :)
    Beijinho*
    Novo post no blogue
    http://thewhisperofphotography.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. O mel é mesmo para ir começando a usar aos poucos.
      Beijinho.

      Eliminar
  16. Não costumo usar, mas gostei de saber os benefícios :)
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Sim, os benefícios são imensos.
      Beijinho.

      Eliminar
  17. Também já te estou a seguir :)
    Beijinho*
    Novo post no blogue
    http://thewhisperofphotography.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Muitíssimo obrigado, minha querida! Sem dúvida que o blog é um escape para tantos problemas que me têm surgido e, tal como bem dizes, faço-o por maior gosto à escrita (acima de qualquer outra coisa). O resto vem por acréscimo!
    E acredita que tens feito um bom trabalho :')

    NEW DECOR POST | Marie Roget Illustrations.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas? Eu admito que ainda me sinto aqui um pouco perdida, mas deve ser normal por enquanto.
      Beijinho.

      Eliminar
  19. Eu não gosto de mel, apesar de tanto benefícios!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar