sábado, 23 de abril de 2016

The Hollow Crown - 400º Aniversário da morte de William Shakespeare

Serie BBC
The Hollow Crown


Como se comemora hoje o 400º aniversário da morte de William Shakespeare achei que era adequado falar de uma das minhas séries favoritas até à data: The Hollow Crown, a adaptação televisiva da Henriad de Shakespeare, feita pela BBC.

Para quem não conhece, a Henriad foram as peças de teatro de Shakespeare que mostraram a situação política de Inglaterra desde Richard II até Henry V que nesta série foram adaptadas por Neal Street para a BCC numa mini-série, que são no fundo quatro filmes, Richard II, Henry IV, parte 1 e parte 2 e Henry V, podendo até ser vistos de forma independente uns dos outros.

Não vou entrar aqui em grandes explicações sobre a história, e num pequeno sumário posso dizer que a série começa com Richard II a mediar a disputa entre Thomas Mowbray e Henry Bolingbroke que leva à deposição do rei e à usurpação do trono por Henry, que se torna a figura central de Henry IV, cuja primeira parte é dedicada ao problemático filho Hal e às suas... digamos que más companhias e a uma rebelião pelos inimigos de Hal. A temática mantem-se na Parte 2 já com o final da rebelião e com a preocupação de Henry IV, cuja saúde se vai agravando, em separar o filho das más influencias antes deste assumir o trono. Com a morte do rei, Hal torna-se Henry V e começa a ser persuadido a reivindicar o trono de França que leva à batalha de Agincourt, ganha pelos ingleses. Henry V acaba por casar com a filha do rei de França, Catherine de Valois e a história termina com a morte de Henry.

Serie BBC
The Hollow Crown: Richard II, Henry IV e Henry V


Admito que não sou grande adoradora das obras de Shakespeare, ora então o que é que me terá levado a gostar tanto desta série? Um senhor chamado Tom Hiddleston que por acaso é o ator que faz o meu querido Henry V. A sério, não me façam começar a falar dele ou ficamos aqui até amanhã. Adoro a criatura e pronto. No entanto toda a serie está repleta de nomes bastante conhecidos como Jeremy Irons, Ben Wishaw, Patrick Stewart, Simon Russel Beale, John Hurt, Julie Walters, Ian Glen e Michelle Dockery.

Comprei esta coisinha interessante num dos últimos dias da já extinta HMV de Oxford Street em Londres. E como estavam a saldar tudo, foi ao preço da chuva, pela box. 

Já conheciam? Que acham?

12 comentários:

  1. Quando estudei Shakespeare na Faculdade as peças ditas "históricas" não foram as que mais me entusiasmaram. Não sei porquê, mas é um facto.Prefiro mil vezes "The Merchant of Venice" ou "The Tempest".
    Não conhecia este pack de DVDs. Deve ser interessante!
    Natalia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, gostaria de acrescentar que, enquanto tu gostas muito do Tom Hiddleston - o que não discuto, of course, - eu adoro tudo o que tenha a Julie Walters LOL. (Tratei-te por tu, espero que não te importes. Até parece que já te conheço há muito tempo LOL).Natália

      Eliminar
    2. Eu vou mais para Hamlet e Macbeth, fascinam-me muito mais. Cheguei a ir ver o Coriolanus com o próprio Tom Hiddleston mas nunca li, de maneira que nem tenho muito a noção se adorei a história ou a minha adoração foi apenas pela peça (ou pelo senhor!), mas ainda hei de ler e tirar isso a limpo.
      Também gosto muito da Julie Walters.
      E é bom que ninguém aqui se atreva a não me tratar por tu. Eu sou uma miúda (a um ano dos 30, mas sou.) eheheh

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Por acaso não conhecia...
    Bom domingo!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  4. Por acaso não conhecia mas pela tua descrição pareceu-me bastante interessasnte.
    Beijinhos e bom domingo.

    misscokette.blogpsot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, e é uma forma menos pesada de se conhecer a obra de Shakespeare.
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Gentee, não conhecia, mas agora já vou sair na captura! hahahaha
    Tudo no seu blog é realmente lindo. O layout, posts, imagens...perfeito, parabéns!
    Já estou te seguindo!
    Dá uma passada lá no meu blog quando puder, você será sempre muito bem vinda. Fiz um novo vídeo sobre a dieta Dukan. Já perdi 23 kg em 106 dias.
    Vem conferir!
    Beijão!
    http://makedamotociclista.blogspot.com.br
    Meu Twitter: @cat_343
    Meu Insta: tamiya343
    Canal no YouTube (iscreva-se)

    ResponderEliminar
  6. This is really nice!

    ** Join Love, Beauty Bloggers on facebook. A place for beauty and fashion bloggers from all over the world to promote their latest posts!


    INSTAGRAM @BEAUTYEDITER
    BEAUTYEDITER.COM

    ResponderEliminar