sábado, 7 de janeiro de 2017

Receita: A minha Mistela de Chocolate

Olá!!
Depois de muito ponderar sobre este post lá me decidi a partilhá-lo convosco. Trata-se de uma receita de creme de chocolate com pêssego que eu praticamente inventei (não sei se já existia mas pelo menos nunca vi) e à qual costumo chamar carinhosamente A Minha Mistela de Chocolate.


Ok, para todos aqueles que não me conhecem, ou seja, quase todos, convém começar por explicar que os meus dotes culinários são altamente limitados e quando se fala em sobremesas por norma resumem-se a 3 coisas: ir comprá-las a algum sitio, pedir/subornar alguém para que as faça ou comprar daquelas sobremesas instantâneas e usar o truque de as decorar bastante para parecer algo fenomenal (ok, já ninguém por aqui cai nessa, mas eu tento!) A minha especialidade são aqueles bolos de chocolate da Milka que já vêm quase todos feitos e é só juntar ovos, manteiga e meter para o forno. Ora imagine-se a surpresa quando há uns anos atrás está esta alminha aqui a ver um programa de culinária da Sophie Dahl. E a senhora lembra-se de fazer esta receita


Estou eu a olhar para a televisão e a pensar “Isto é muito fácil. Até eu podia fazer isto! É isso! Eu vou experimentar esta sobremesa!”. Claro que dez segundos depois lembrei-me que o chocolate preto para sobremesas é... pouco doce. E não estávamos na altura das cerejas. E eu nem sou grande fã de brandy. Ora que solução dar a isto??? “Vou mudar a receita toda!”

E do alto da minha genialidade culinária até então inexistente saiu esta maravilha de receita (depois de infinitas tentativas mal sucedidas de conjugação de ingredientes, erros de dosagem e plena falta de conhecimentos e jeito para a coisa) que passo agora a partilhar com o resto do mundo:


Ingredientes:

½ Tablete de chocolate de Leite
½ Tablete de chocolate de culinária (também já usei chocolate negro e funcionou muito bem)
2 gemas de ovo
1 pacote de natas
3 ou 4 metades de pêssego em calda
1 colher de sopa de açúcar amarelo (facultativo)
5/6 colheres de sopa de vinho do Porto

Preparação:


Numa frigideira coloca-se o pêssego partido aos pedacinhos. Se as metade forem grandes são 3, se forem pequenas são 4, junta-se a mesma quantidade de colheres de sopa da calda de pêssego e de vinho do porto. Podem juntar o açúcar amarelo, mas a receita não perde nada sem ele, fica ao gosto de cada um. Deixar cozer em lume brando até o molho desaparecer. Então deixa-se arrefecer e junta-se mais 2 colheres de vinho do Porto. 


Noutro tacho derrete-se ambos os chocolates e junta-se as natas, sempre a mexer bem até ficar uniforme e retira-se do lume para arrefecer durante uns minutos. Quando estiver morno junta-se as 2 gemas e vai ao lume mais um minuto ou dois sem parar de mexer até retirar. 


Enquanto arrefece coloca-se o pêssego numa taça (ou pode-se dividir por várias individuais) e junta-se o chocolate. Colocar no frigorífico apenas quando estiver frio e deixar umas 3 ou 4 horas até solidificar bem. Convém manter frio até servir.
Como é que fica? Qual é a consistência? Pensem numa espécie de Nutella, daí eu brincar com o nome e chamar-lhe mistela. Nada tem a ver com a bebida e sim porque foi uma coisa inventada por quem não tem jeito nenhum para doces. 

Não me perguntem a quantidade de calorias que isto tem, porque eu prefiro nem pensar no assunto mas deve ser uma bomba. Por isso nada de abusar, eu só a faço em épocas festivas e agora que a receita passou anos a ser melhorada até já há quem aceite uma colher ou duas da minha mistela. E continuam vivos! Este Natal foi uma das sobremesas que servi e mais uma vez fez sucesso entre a mãe e os tios.

Que acham? Atrevem-se a experimentar?
E já agora, também costumam inventar na cozinha ou alterar receitas a ponto de sair algo totalmente diferente do original?

36 comentários:

  1. Não leva assim muita coisa e parece uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Uma receita bem original e interessante. Eu também aceitaria uma taça de bom grado! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Gosto de chocolate, mas tipo mousse não.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Esta parece-me ser uma ótima sugestão. Acho que nunca tinha visto uma receita de bolo de chocolate onde também estivesse incluído o pêssego mas deve ser um ótimo contraste. Já estou a seguir o blog, beijinho.

    wallvce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Acho que deve ser uma mistela muito boa!

    ResponderEliminar
  6. Tem tão bom aspeto :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Bela "mistela"! Já comia uma taça.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/pao-de-lo-humido-e-um-molotof.html

    ResponderEliminar
  8. Nunca vi mesmo essa receita em lugar algum e parece ser muito, mais muito saboroso!
    Eu amei seu blog! O layout é lindo, e os posts são bem interessantes e muito do meu interesse! Estarei sempre que eu puder por aqui para acompanhar tudo! Estamos com metas para o meu blog para esse mês, por isso peço sua ajudinha. Estou seguindo seu blog,curtindo sua fan page e seguindo no google+, será que tem como me ajudar na minha meta mensal? Ficarei extremamente grata!
    Estou amando aqui viu? Continue sempre com o seu blog! Te espero por lá okay? ♥
    Beijos linda e sucesso sempre na sua vida!

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderEliminar
  9. Parece ficar uma delicia!
    vou salvar aqui para testar futuramente.

    De menina a mulher

    ResponderEliminar
  10. Hum adorei,tenho de experimentar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Lá está, querida. Acontece o mesmo com o cabelo... Embora se tenha o mesmo tipo, nunca nada é exatamente igual em pessoas diferentes :) Eu nunca estive tão satisfeito com um creme e acredita que é tarefa impossível uma vez que eu aka a minha pele somos uns esquisitos eheh

    Tem um ótimo aspeto, é verdade, mas eu não comia isso porque não gosto de chocolate :P A minha mãe acho que ia delirar :D

    NEW FASHION POST | Must Haves To Use Until Winter End.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  12. Essa receita parece deliciosa demais!! Já anotei aqui!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  13. olha que interessante...fiquei com imensa vontade de experimentar, fiquei com curiosidade principalmente por causa dos pessegos!
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  14. Fiquei super curiosa com o sabor! Deve ser excelente! Beijinho
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Great recipe! I'm your new GFC follower ♥

    ResponderEliminar
  16. Hmmmm.. fiquei com vontade de o experimentar, parece muito bom :D

    Beijinho****
    http://www.julieverafter.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Mas que verdadeira delicia, fiquei cheia de vontade para provar! :D
    beijinhos, The Fancy Cats | INSTA

    ResponderEliminar
  18. Olha flor eu nunca vi essa receita de creme de chocolate com pêssego, acho que foi tu que inventou, também não sou um poço de culinária na conzinha mas arranho bastante rsrs, agora me deu água na boca, mas como não gosto de pêssego usaria pêra rsrsr, amei a receita é super fácil de fazer.
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Haha, gostei do texto. Parece-me que não és tão limitada na culinária como dizes, esta tua receita é ótima! Fiquei muito curiosa com ela :)

    ResponderEliminar
  20. Great recipe! looks delicious!
    Would you like to follow each other? Follow me on Blog and Google+ and I'll follow you back!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  21. Hummm! Vou experimentar! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  22. Adoro chocolate portanto claramente que iria adorar esta receita! :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Hum, deve ficar bom. A experimentar, quando a preguiça me deixar! :)

    ResponderEliminar
  24. Deve ficar uma delícia, tenho que experimentar!!
    Já sigo..
    Beijinhos,
    A Tomé.
    https://atomedisseque.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. 'Mistela' ahahah tão engraçado o titulo!! Tem chocolate deve ser de chorar por mais ahah *-*

    bjinhos, Sandra.
    http://color-sandra.blogspot.pt/
    (sigo de volta)

    ResponderEliminar
  26. Parece-me ser uma mistela deliciosa...
    xoxo
    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Adorei a receita , segui o blog !
    thedevillprada.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Parece-me uma ótima receita :) deve ser deliciosa.
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Parece que esta "mistela" deve ser bem saborosa! Sou bem capaz de experimentar fazer, apesar de que eu não gosto muito (nada) de cozinhar!
    Mas tenho de cozinhar, por isso, há que experimentar um pouco de tudo :D

    Beijinho e boa semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Devo dizer que isso tem um aspecto delicioso!!
    Tenho que experimentar
    Seguimos o blog ^^

    Beijinhos
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Youtube

    ResponderEliminar