quarta-feira, 6 de junho de 2018

Desafio do Chá - 5ª Semana |FINAL|


Oi pessoal! 

Ok, isto para não quebrar a tradição é claro que tinha de sair com mais uns quantos dias de atraso. Ou se calhar seria o meu inconsciente a dizer-me que não queria que o desafio terminasse. Mas é a realidade, chegámos finalmente aos últimos dias do Desafio do Chá.

Dia 28 - Twinings Lemon Twist


Foi a última infusão da caixa de Fruit & Herb Collection a ser experimentado. Pensei que ira sair daqui mais uma infusão de limão sem interesse e, por isso fui adianto. No entanto não poderia estar mais enganada! Sim, sabe a limão, mas como o nome indica tem ali um twist qualquer. Além de casca de limão tem também casca de laranja, erva-príncipe, roseira e raiz de chicória. A temperatura da água deve ser de 100ºC e o tempo de imersão de 3 a 4 minutos. Não convém ultrapassar ou pode ficar azedo.

Dia 29 - Tetley Toranja e Limão


Tal como o Mind Zinco, vinha no beauty bag da Maxima, mas ao contrário do outro, não gostei deste nem um bocadinho. É composto por chá verde sencha, aromatizante natural de limão e óleo de pamplumossa (toranja). Apesar da embalagem dizer que não tem travo amargo, a única forma que tenho para o descrever é precisamente essa: amargo! Mesmo com bastante mel continua amargo, quase azedo. Provei apenas uma saqueta e o resto mandei para a minha mãe (para compensar pelo outro). A temperatura da água é de 90ºC, e o tempo de imersão é de 90 segundos.

Dia 30 - Clipper Organic Green Tea

O chá verde simples não é dos meus favoritos, não é que não goste, mas acabo sempre por dar preferência a outros sabores e este acaba por ir ficando esquecido. No entanto, adoro usá-lo para a minha receita de Chá verde com sumo de maçã de que já falei aqui. E o facto deste ser biológico torna-o ainda melhor. A água deve ser fervida até aos 90ºC e o tempo de infusão é de 1 a 3 minutos.

Dia 31 - Twinings English Breakfast

Lembro-me que a primeira vez que experimentei este chá foi precisamente em Londres, numa noite em que já estava mais do que ansiosa. Sim, fui tomar chá preto à noite! Sim, quando mal continha os nervos e a ansiedade por uma certa peça de teatro! Resultado: Mal parei quieta na cadeira. Não dormi nada nessa noite mas fiquei feliz por finalmente ver quem eu queria e a adorar o chá novo! Claro que há dezenas ou centenas de marcas e tipos de chá preto, mas nada como o English Breakfast, que é forte, intenso, quente, parece que tem quase um travo a especiarias e é sem dúvida um dos meus favoritos. Deve ser servido com água a 100ºC e depois de 3 a 4 minutos de infusão. Se não quiserem a bomba de cafeína que é, podem deixar apenas uns 30 segundos e retirar, pois ele ganha logo o sabor.


E pronto, desta forma terminei o Desafio do Chá. Inicialmente pensei que seria uma parvoíce minha, mas têm deixado tantos comentários a dizer que gostam e bebem chás e infusões, que espero sinceramente que este desafio vos tenha ajudado a perceber que existem opções além da típica cidreira e camomila que toda a gente conhece. Não usei nenhum chá ou infusão que não se venda em Portugal, alguns são mais complicados e encontra-se apenas em lojas de produtos importados, mas ainda assim podem sempre encomendar mesmo que não tenham nenhuma dessas lojas por perto. Outro detalhe a que tive em atenção foi o preço, nada aqui ultrapassou os 5€ e como podem ver pelas embalagens, a grande maioria traz 20 ou 25 saquetas ou no caso das latas chega mesmo às 50 porções. 

Acho que este é um hábito bastante saudável e pode ajudar principalmente quem bebe menos água, pois é uma forma mais saborosa de hidratação. Claro que nem todos os chás e infusões são indicados para toda a gente, alguns chegam mesmo a interferir com problemas de saúde ou alterar o efeito da medicação e se uma chávena pode não trazer qualquer consequência, o uso prolongado pode mesmo ter efeitos negativos, por isso não se esqueçam de se aconselhar com o médico sobre isso. Atenção também ao efeito da teína, que é no fundo uma especie de cafeína que se encontra no chá e que apesar de quase inexistente nas infusões, tem níveis bastante elevados nos chás, principalmente o preto (uma chávena de 200ml tem cerca de metade da "cafeína" de um café e o verde um pouco menos que isso). Como em tudo, a chave está mesmo na moderação. 

Gostaram do desafio?
Alguém ficou com vontade de o realizar também?
Contem-me o que acharam! 

12 comentários:

  1. Acho que contigo tenho vindo a conhecer novos chás, os que falas-te hoje nunca provei nenhum
    Beijinhos
    Novo post (Decoração De Unhas?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem. Era precisamente essa a ideia, mostrar que quem diz que não gosta de chá só não encontrou o chá certo ainda.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Eu adoro chá e adorei este desafio, que venham mais assim :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais não! Este não foi nada fácil. eheheheh
      Adoro chá e já tinha imensos, mas 31 foi complicado.
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Fiquei super curiosa com o último, adoro especiarias.

    Sorrisos,
    Alexandra :)
    https://opiniaomaldada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom, um pouco amargo, mas nada que um bocadinho de açúcar ou mel não resolva.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Que delícia!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/06/favourite-combo.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei o desafio!! Também eu sou uma grande apreciadora de chá e na lista em cima apesar de gostar de todos eles o meu favorito vai para o original black tea da twinnings! Simplesmente delicioso!
    Segui o teu blog, quero convidar-te a visitar e a seguir o meu de volta <3
    Beijinhos!!

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Obrigada e bem vinda ao blog. :)
    O English Breakfast também é um dos meus favoritos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!
Será respondido aqui na página :)