domingo, 11 de fevereiro de 2018

Carnavais de sonho... de quem não gosta de Carnaval

Olá pessoal.
Começa hoje o primeiro dos 3 dias de Carnaval.


Confissão do dia: Não gosto de Carnaval! Nunca gostei.
Quando era pequena alinhava na brincadeira das máscaras porque a escola assim o exigia. No primeiro ano da escola primária (e atenção, que isto foi antes de haver hipermercados e shoppings a vender/alugar fatiotas todas estilosas. Credo! Estou velha!), lembro-me que a minha mãe passou noites inteiras a fazer-me um vestido de princesa (ela que nem tem grande jeitinho para o assunto) para o desfile da escola. Ganhei um prémio qualquer com a coisa e mesmo assim continuei sem gostar da data. No ano seguinte mais um desfile, mas desta vez a minha mãe teve o bom senso de ir comprar o vestido ao Porto (sim, porque aqui na santa terrinha que era Aveiro há 22 anos atrás, quem queria um bom disfarce de Carnaval tinha de o ir arranjar a outras bandas.) e lá fui eu, desta vez de Fada. E este evento marcou o fim da minha paciência para Carnavais. Depois disto, sempre que havia algum evento escolar nesta altura eu arranjava uma doença qualquer, desde viroses a dores nas unhas, qualquer coisa servia desde que me poupasse a Carnavalice. Mais tarde, o meu “não gostar” passou a um desprezo que se manteve quase até hoje.

Como por aqui em Aveiro não é festejado, não há tradição de desfiles nem nada do género, para mim é agora um dia como outro qualquer, em que se trabalha ou não consoante a cor e a disposição do governo na altura. E sinceramente andar a imitar o que acontece nos 40ºC do Brasil nos 4ºC de Portugal a mim parece-me uma grande parvoíce.

Posto isso não será de estranhar que fuja de destinos Carnavalescos como o Diabo da cruz. As exceções? São 3. E estranhamente nunca tive oportunidade de ir a nenhuma delas. Mas adoraria passar o Carnaval num destes sítios.


Caretos de Trás-os-Montes

Esta é uma das nossas tradições carnavalescas mais típicas e mais antigas, realizadas um pouco por todo o Nordeste Português, mas principalmente em Podence e Lazarim, com origem ainda no período Pré-Romano,em que os rapazes saem à rua nuns fatos coloridos, meios diabólicos com penas e chocalhos para perseguir as raparigas, de uma forma divertida ainda associada a antigos rituais de fertilidade. Claro que a mim me fascina a tradição repleta de história e de mitos. Não será este ano, mas em breve tenciono lá ir. 




Carnaval de Veneza

Este é o meu Carnaval de sonho. Com quase mil anos de história, são cerca de 10 dias que têm início com o Voo do Anjo na Praça de S. Marcos e prolonga-se em bailes, desfiles e cortejos faustosos com as típicas máscaras venezianas desde as mais simples às mais ornamentadas, que representam as diferentes personagens e estratos sociais. Esta é uma das coisas que está na minha bucket list. 

Mardi Gras de Nova Orleães

Este será talvez o mais próximo que temos ao Carnaval a que estamos habituados. É celebrado com grande entusiasmo no sul dos Estados Unidos, principalmente no Mississippi e Louisiana e sem dúvida que Nova Orleães é a capital destes festejos, com desfiles e bailes que remontam ao século XVIII. Gostava de assistir a um Mardi Gras por lá. Nova Orleães é uma das poucas cidades americanas que me fascina. E as famosas contas coloridas, tão típicas por lá, devem tornar tudo muito mais engraçado. 



E vocês? Gostam de Carnaval?
Costumam festejar? Com máscaras e tudo?
Contem-me o vosso Carnaval de sonho.


Todas as fotos foram retiradas do Google

22 comentários:

  1. Eu pessoalmente sou ao contrário. Gosto imenso do carnaval mesmo! E também adorava ir ao carnaval de Veneza :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um cabaz de novidades da Nyx!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isso qualquer pessoa adoraria. ehehehe
      Beijinho.

      Eliminar
  2. E verdade cada um tem os seus gostos, posso dizer que já gostei bastante, mas é um mês onde me traz algumas lembranças de que partiu nesse mês por isso não é uma coisa que chame bastante atenção. mas respeito que gosta
    Beijinhos
    Novo post ( Review Conjunto De 10 Pinceis ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Não sou muito fã e, tal como tu, nunca fui. Arrepiam-me aqueles disfarces de cara tapada e com máscaras feias mas... Carnaval em Veneza deve ser muito bom!!! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem é por causa das máscaras, só não acho graça.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Não sou a maior fã do Carnaval mas em Veneza deve ser qualquer coisa de especial!
    https://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Sabes que na semana passada acabei por fazer uma visita guiada à Aldeia do Carnaval de Ovar. A guia mostrou-nos um filme no auditório sobre como as coisas se foram passando naquele município, e depois ainda fomos visitar quatro grupos que ultimavam os preparativos para o Carnaval. Visitei aquele que é considerado o grupo que melhor trabalha a esponja, e é com este material que eles revestem os carros alegóricos com todo o tipo de figuras. Por fim fomos ver uma escola de samba (dos 24 grupos, 4 são escolas de samba) e no fim, feito ingénuo, perguntei à representante do grupo que nos ouviu, se as escolas de samba tinham começado a existir por iniciativa de alguns brasileiros que para lá tivessem emigrado! Qual quê? Foi mesmo vontade de portugueses que quiseram imitar os brasileiros! Mais ou menos como agora que tens cantores pimba portugueses a cantar em pimba espanhol que ainda é pior!
    E claro que, em pleno Inverno, teres pessoas a desfilar nuas é só parvo.

    Eu nunca gostei muito de carnavais, nem de me mascarar. Mas há vários anos que falo em ir Lazarim/Lamego. Mas lá está, a ir teria que estar bom tempo para viajar e usufruir minimamente, o que nesta altura também é raro acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, para o ano se estiver sol vamos a Lazarim.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Não gosto de carnaval, nem de fantasias, nem do frevo de gente. Gosto de ficar em casa, curtindo o feriadao e descansando.

    De Menina a Mulher

    ResponderEliminar
  7. Já fui muito fã, mas nestes últimos anos passa-me ao lado...
    Acho que o ambiente do carnaval no Brasil deve ser bem especial e esse de Veneza e o da Áustria devem ser bem únicos. O do mardi gras é uma loucura, é demasiado assustador.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me do da Áustria! Mas concordo que deve ser espetacular.
      Beijinho.

      Eliminar
  8. Estando eu pertinho da Mealhada, confesso que o carnaval que gostava de viver era o do Brasil... Devem ser carnavais BRUTAIS! Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só fui uma unica vez ao da Mealhada e foi em 2004.
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Não gosto do Carnaval, mas já tive oportunidade de ir a Veneza pelo Carnaval e no Fim de Ano. O desfile de máscaras é lindíssimo! O problema de Veneza durante (quase) todo o ano é haver muitos turistas. Mas quando digo turistas, digo autênticas multidões!Contudo,e porque gosto muito da cidade (e de Itália em geral!) lá tenho de me sujeitar se quiser ter estas experiências únicas. Ainda me lembro de lá fazer uma passagem de Ano com a acqua alta na Praça de São Marcos que foi qualquer coisa. Mesmo com botas,a água dava-me pelo joelho....
    No Brasil é que ninguém me apanha! Só gatunos e dos violentos! Para isso não me convidem! E o Mardi Gras é a mesma coisa!
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que essas alturas sejam muito complicadas em Veneza com excesso de turistas. Já lá estive em Abril e nem achei assim tão cheia. Tinha ido de Florença na semana da Cultura em que a cidade estava um caos maior do que o habitual e talvez por isso não tenha estranhado muito. Mas ainda lá hei de ir no Carnaval.
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Também nunca gostei do Carnaval! Para mim, não faz qualquer sentido!
    JUST KEEP IT HERE

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!
Será respondido aqui na página :)