quarta-feira, 23 de maio de 2018

Desafio do Chá - 3ª Semana


Oi Dolces

Eu sei que este post saiu com imenso atraso, mas a semana passada foi uma correria que mal tive tempo para o meu chá diário. E não se preocupem, que vou contar a correria toda no próximo post.
Mas passando ao que interessa, terminamos já a terceira semana do Desafio do Chá, por isso hoje cá está a mini-review sobre cada um deles.

Dia 14 - Twinings Pure Rooibos 
Esta é uma das minhas infusões favoritas. É feita apenas da planta de rooibos em estado puro. É um daqueles sabores tão únicos que se tornam difíceis de descrever, mas o mais próximo é um sabor floral quase doce com um toque que pode lembrar a menta por ser tão fresco. Já fiz a review completa sobre esta infusão que podem ler aqui. A temperatura da água deve ser de 100ºC e o tempo de imersão deve ser de 3 a 4 minutos, mas pessoalmente neste caso acho que não se perde nada se ficar esquecido um pouco mais.

Dia 15 - Twinings Peppermint 
Mais uma infusão forte mas fresca que sabe tão bem nos dias frios como quentes, com a particularidade de ser excelente até depois de fria. Esta é feita com hortelã-pimenta pura, por isso uso-a muitas vezes no inverno até para inalações, já que é ótima descongestionante nasal. Apesar da embalagem dizer que a temperatura da água deve estar nos 100ºC, acho que se torna demasiado forte, por isso deixo-a sempre nos 90ºC e sem nunca ultrapassar os 3 minutos de imersão ou o sabor torna-se quase azedo.

Dia 16 - Tetley Honey & Lemon 
Aqui está uma infusão que acho... inútil. Não, não é que não seja boa, porque é! No entanto, é composta por uma mistura de chás verdes de africanos e asiáticos, aromatizados depois com limão e mel. Ora... porque não usar chá verde puro, colocar uma rodela de limão e uma colher de mel? Ok, não é tão prático, mas acreditem que o sabor torna-se bem melhor. A água deve estar a 90ºC e o tempo de infusão diz de 3 a 5 minutos, que a meu ver é exagerado. O chá verde, de qualquer variedade que seja, ganha aquele travo amargo muito facilmente e nem o mel neste caso o salva. 3 minutos são mais do que suficientes.

Dia 17 - Oolong Imperador 
É o tão pouco conhecido chá azul, mais forte que o chá verde e ligeiramente mais suave que o chá preto. Este é composto por Oolong Ti Guan Yin, chá verde sencha, laranja, flores de romã, lascas de côco, pedaços de amêndoa, baunilha, maçã, limão e aroma de canela. Foi o chá escolhido para o meu pequeno almoço do dia de aniversário. Confesso que o experimentei um pouco a medo, devido ao sabor da canela, de que não gosto nada. No entanto é completamente imperceptível no meio de todos os outros sabores. Tem um gosto floral forte, mas muito fresco. O tempo de infusão é de 3 a 4 minutos, que admito ter ignorado, mas até terminar o bule parecia-me cada vez melhor.

Dia 18 - Teltey Mint 
Eu sei que foi a segunda infusão de menta esta semana, mas fui passar o fim de semana a Lisboa e esta era uma das poucas opções que o hotel oferecia a nivel de chá (pelo menos dos que me apetecia!) que não fosse a típica cidreira, tília, camomila, etc. Foi a primeira vez que experimentei a infusão de menta desta marca, mas achei-a perfeitamente normal, como se estivesse a beber pastilha elástica. Reparei que a temperatura da água deveria ser de 100ºC (que não me pareceu ser o caso) e o tempo de infusão seria de 3 a 5 minutos, mas não o deixei chegar a tanto com medo que ficasse forte demais.

Dia 19 - Tetley Tília
Mais um lanche fora de casa e nova falta de variedade no local escolhido! Fiquei-me mesmo pelo mais básico e que raramente falha. A tília! Gosto muito desta infusão, o cheiro da tília traz-me sempre lembranças de passeios na infância. É uma daquelas escolhas seguras em cafés, porque apesar de ter uma temperatura de água recomendada nos 100ºC, a menos que não a deixem sequer aquecer, não há maneira de arruinar a infusão. O tempo de imersão é de 3 a 4 minutos mas, mais uma vez, se deixarem um pouco mais também não fica intragável, apenas com um sabor mais intenso.

Dia 20 - Twinings Echinacea & Raspberry 

Sou completamente viciada nesta infusão! Podia beber litros disto sem nunca enjoar. É composta por raiz de equinácea, folha de laranjeira, casca de laranja, aroma de framboesa, folha de amoreira, raiz de alcaçuz, aroma de morango e casca de limão. É tão bom! É suave, doce, parece mesmo o sabor de rebuçado. O grande problema é que não é vendido em Portugal exceto em lojas de produtos importados. Não contém qualquer indicação sobre a temperatura da água, mas normalmente deixo-a chegar aos 100ºC e o tempo de infusão é de 2 a 3 minutos. Para quem não o conseguir encontrar, o mais parecido que conheço a nível de sabor é o da Lipton de Romã e Framboesa de que falei logo na primeira semana do desafio.

Algum favorito esta semana?
Já agora, gostam do chá com algum tipo de adoçante ou ao natural?


7 comentários:

  1. Esses que falas-te não conhecia, mas parece ser bastante bom
    Beijinhos
    Novo post (Novo Conjunto?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Eu sou team chá sem açúcar!! Sou muito amante de chá!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  3. Olá
    O chá que eu mais detesto é o de cidreira!!!
    Mas fiquei encantada por esse teu último chá...
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. Eu costumo tomar mais café, mas tem chá para todos os gostos.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro chá, sou super fã.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Acredito!!! Eu estou totalmente entusiasmado com os produtos que tenho estado a usar... porque, efetivamente, se vêem os resultados! :D Em relação ao cheiro partilho da mesma opinião, mas é algo normal tendo em conta que são produtos naturais. O óleo que tenho estado a usar cheira a rosas... primeiro estranha-se e depois entranha-se :P

    Só te tenho a dizer uma coisa: depois de tantos posts sobre chá, tenho tido imensa vontade de começar a beber ahaha muito possivelmente vou começar a fazer agora no verão, na versão gelada! Pode ser que me saiba bem :D

    NEW REVIEW POST | BOURJOIS: HEALTHY MIX ANTI-FATIGUE CONCEALER :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!
Será respondido aqui na página :)